Desenho Realista Como Fazer [NOVO]

Antes de mais nada, aí vai uma dica bem importante e valiosa: comece a ver tudo de forma mais simples para que você possa conectá-las. Tente analisar os triângulos, os círculos e as linhas que se combinam, ao contrário de ficar tentando dar nome as coisas. Além dos formatos, enxergue que a sombra e a luz dão certa perspicácia ao objeto.

Vamos começar a fazer o esboço

Primeira faça algumas formas geométricas com linhas pontilhadas. Isso é para deixar você com mais leveza e precisão com a sua mão ao desenhar.
É fundamental que você utilize um lápis nessa parte. Desse jeito, ficará mais fácil apagar com a borracha caso você fique insatisfeito com o contorno. E além do mais, você ainda está no início do seu processo, não se cobre muito.

Alguns passos antes de começarmos:

⦁ Escolher um objeto;
⦁ Procure observar as formas geométricas;
⦁ Traçar linhas curtas (pontilhado);
⦁ Desenhar os detalhes;
⦁ Fazer as sombras.

Fique tranquilo porque você não pulou nenhuma parte. Apenas me referi a esses detalhes para que você possa ser dirigido para a seguinte etapa em que aprenderá a conectar as formas.

⦁ Objetos tridimensionais
Até então, você trabalhou apenas com formas geométricas.
Você conhece o Tangram? Então, é um quebra cabeça chinês que é formado com apenas 7 peças e que é preparo para representar quase tudo. Olhe as figuras abaixo:

desenhos realista passo a passo

Mas quer aprender a fazer os desenho realista, já podemos dar alguns passos adiante.
Agora, você vai ligar os blocos contornando na mesma forma que o objeto real. Quando fizer isso, vai analisar que a distância entre os blocos e a linha de contorno dos pontos que você ligou é pequena, o que faz com que se fique mais fácil ser fiel à realidade.

Porém repare que a linha não existe verdadeiramente no mundo real. No plano do papel, ela somente nos ajuda a segmentar as áreas. E quanto mais linhas são adicionadas, mais profundo ficará o desenho. Você pode marcar detalhes e até a incidência de luz sobre o objeto, que também projetará uma sombra. Dessa forma é que se tem a impressão de profundidade que dá a impressão do tridimensional.

Pense que está desenhando numa folha plana, mas o objeto que você fazendo é tridimensional. Ele possui 6 lados:

⦁ Frente
⦁ Trás
⦁ Direita
⦁ Esquerda
⦁ Cima
⦁ Baixo.

E quando a luz refletir sobre o objeto de algum desses ângulos, duas formas se criara: um foco onde haverá maior claridade e uma sombra onde seu portador não alcança. Para fazer um desenho parecer “realista”, você precisa de sombra, porque você pode analisar que tudo no mundo real existe sombras. Do contrário, sua forma parecerá plana, bidimensional e irreal.

Aqui vamos aplicar somente a compreensão básica para quem deseja aprender a desenhar.

Estudando o desenho

A partir deste ponto, seu objetivo será treinar seu cérebro para ver tudo em formas e linhas. No trânsito, em casa, no trabalho. Estude cada objeto visto como se fosse fazer um desenho a partir dele. Este é trajeto para que sua mente se acostume a identificar as formas, a incidência da luz e a textura das coisas. E o raciocínio lógico, que se preocupa com os nomes e funções, vai abrir espaço ao seu olhar artístico, que começa a parecer!

Quero que analise nas técnicas utilizadas em cada desenho. Outros aspectos importantes são a proporção e a perspectiva. Proporção é o tamanho de um elemento de imagem em relação ao tamanho de outro elemento de imagem. Em um rosto humano, o olho não será do mesmo tamanho que a boca. Mas existem técnicas que se utilizam desse “exagero” para criar um efeito divertido. Obviamente, não são desenhos realistas.

Já a perspectiva é a ilusão de que mais longe as coisas aparecem menores e os objetos mais próximos aparecem maiores. Para que algo pareça estar mais distante do visualizador do que o plano da imagem, tire-o para o menor que o objeto mais próximo do plano da imagem.

Lembra que falamos do papel das linhas de segmentar partes dos desenhos? Então o que elas delimitam são as formas. Mas que outros elementos também fazem isso? Veja alguns exemplos: Sombras; Cores; Textura e Etc.

Noções básicas de sombreamento

desenhos realista

Usando o lápis B, você pode tentar fazer como na imagem, um quadrado com cada tonalidade. O primeiro mais escuro, o próximo mais claro, o seguinte ainda mais claro e o último em branco.

Neste exercício, você aprende fazendo na prática, assim vai exercitar sua habilidade com o lápis, leveza da mão e domínio dos traços. Pode repetir o exercício muitas vezes, para adquirir experiência com esse tipo de trabalho.

Procure deixar uma textura homogênea, sem o riscado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Google+
http://cafturbobearn.com/desenhos-realista-passo-a-passo">
Twitter
Pinterest
Instagram